Saiba mais

Cartema é uma forma de composição visual, uma montagem feita a partir de uma mesma imagem, ou de partes dela. É a busca de um ritmo, por meio da repetição, que resulta em uma nova imagem. Cartema é a chave que abre a fotografia para o campo do abstracionismo.

Quem cunhou o termo cartema foi o filólogo, e também Ministro da Cultura, Antônio Houaiss ao se deparar curioso e alegre com a nova criação de Aloísio Magalhães. O neologismo resulta da associação do radical cart- (de cartão-postal) com o sufixo -ema (na acepção de “unidade mínima estrutural”) e traduz fielmente sua proposta criativa.

“A origem dos Cartemas de Aloisio Magalhães surgiu através de anos de pesquisa sobre a relação entre o design e a arte e sua exploração à estética na década de 70. O Cartema é um tipo particular de composição visual modular, definida pela colagem sistematizada, sobre prancha rígida de papelão, de um conjunto de cartões postais visualmente idênticos e justapostos de modo a explorar concordâncias formais singulares e efeitos ópticos ambíguos.”

(https://aloisiomagalhaesbr.wordpress.com/memoria-do-cinema/aloisio-magalhaes-cartemas/)

O projeto “A simetria brinca com o olhar” é uma realização da SG-Amarante Editorial - Todos os direitos reservados

Av. Prestes Maia, 241, cj. 2513 - CEP 01031-902 - São Paulo - SP

www.sg-amarante.com.br

info@sg-amarante.com.br