Urbano imaginário

Por onde caminha seu olhar?

Onde você busca sentido para imagens impossíveis?

Quais experiências te levam a ver formas diferentes na paisagem ou a admirar uma arquitetura inexistente?

Conheça este livro e descubra que a simetria brinca com o olhar.

Editora: SG-Amarante Editorial

Autor: Ricardo Soares

Páginas: 64

ISBN: 978-85-66390-08-7

Tema: Arte visual urbana

Áreas do conhecimento: Linguagem e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias

CONHEÇA O LIVRO - VEJA UM SLIDE SHOW
Fale conosco

Cinthia Consulting

(11) 97397-7445

cinthiaconsulting@gmail.com

www.editorarodaecia.com.br

SG-Amarante

Av. Prestes Maia, 241, cj. 2513

Centro - São Paulo/SP

Tel. (11) 3081-6618 / Cel. (11) 99720-3131

www.sg-amarante.com.br

O que é um cartema?

Cartema é arte e poesia visual. É uma forma de composição, uma montagem feita a partir de uma mesma imagem (ou de partes dela).

É a busca de um ritmo por meio da repetição cujo resultado é uma nova unidade visual. Os cartemas são a chave que abre a fotografia, quase sempre tão explícita, para o campo do imaginário e do abstracionismo.

Desafie o seu olhar

No livro Urbano imaginário, fotografias de nossas cidades são transformadas em novas e surpreendentes experiências visuais, em intervenções feitas por meio de tecnologia digital, remontando-as individualmente e criando os cartemas. O resultado são imagens que causam um estranhamento e um desafio para exploração visual, que tem como matéria-prima o mundo cotidiano que já conhecemos.

Os cartemas provocam olhares estupefatos e, por vezes, obstinados a descobrir, reconhecer o ponto de partida, o pedaço de chão conhecido por nós. O leitor pode reconhecê-los, ao menos em parte, pelas pistas de texto não verbal e, em alguns casos, pelos textos verbais que acompanham as imagens.

De um modo particular, o jovem pode interpretar, reconstruir e expressar em formas a realidade sobre a qual se debruça. É perfeitamente possível desenvolver um trabalho na escola com os cartemas, utilizando esta obra como interface de variados componentes curriculares (artes, matemática, geografia, sociologia entre outros), propiciando uma abordagem interdisciplinar, bem como a exploração do universo do multiletramento.

Todas as composições visuais são criadas a partir de imagens urbanas brasileiras.

O professor encontrará no livro informações sobre a criação de cartemas e alguns dos processos de montagem.